Muitas mulheres questionam se existe uma fórmula ou receita capaz de eliminar as chances de desenvolver o câncer de mama. Infelizmente, a resposta é não. Afinal, essa doença acomete mulheres com diferentes idades, biotipos e hábitos de vida.
No entanto, existem sim algumas práticas que você pode e deve adotar para ajudar na prevenção do câncer de mama. Nesse post vou te contar quais são essas práticas e qual a grande importância de segui-las! Navegue por categoria:
Fatores de risco do câncer de mama
6 orientações práticas de prevenção do câncer de mama
Sintomas mais comuns do câncer de mama
Fatores de risco do câncer de mama
O câncer de mama não possui uma causa única. Ou seja, não é possível determinar se uma pessoa vai ou não ter a doença apenas com base em suas características. Existem, entretanto, alguns fatores de risco relacionados ao seu surgimento: alguns hábitos e condições que predispõem a pessoa ao desenvolvimento da doença. Entre os principais fatores de risco temos:
- Menarca precoce (quando a mulher teve a sua primeira menstruação antes dos 12 anos);
- Menopausa tardia (após os 55 anos);
- Histórico de câncer de mama na família;
- Mutação dos genes BRCA1 e BRCA2;
- Alimentação pobre em nutrientes e rica em ultraprocessados;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Sedentarismo e sobrepeso.
Alguns desses fatores não podem ser modificados, como é o caso da predisposição genética. Mas a boa notícia é que apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama ocorrem em decorrência de fatores hereditários. Ou seja, a maioria dos casos da doença está relacionada a hábitos e estilo de vida, que são fatores que você pode controlar! Por esse motivo, o melhor que você pode fazer pela sua saúde é adotar um estilo de vida saudável e eliminar maus hábitos.
É muito importante lembrar que os fatores de risco não são uma sentença! A presença de um ou mais deles (ou até mesmo todos) não é um indicativo de certeza para o desenvolvimento do câncer, apenas um sinal de alerta!

6 orientações práticas de prevenção do câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o país, sendo que em 2022 foram estimados cerca de 66.280 novos casos da doença. Por essa razão, os cuidados de prevenção são muito importantes para mulheres de qualquer idade!
Aqui estão as principais formas de prevenção contra o câncer de mama:
1- Praticar atividades físicas regularmente
Esse é um hábito muito importante para mulheres que desejam prevenir o câncer de mama, uma vez que a prática regular de exercícios físicos promove o equilíbrio hormonal e o fortalecimento da imunidade! De acordo com um estudo da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa. Ainda de acordo com o estudo, superar os 300 minutos é ainda melhor!

2- Ter uma alimentação balanceada
Ter uma alimentação saudável evita a obesidade, um dos principais fatores de risco para o câncer de mama. Isso porque a obesidade pode favorecer a ocorrência de neoplasias, em especial, os tumores de mama. Além disso, a alimentação rica em nutrientes ajuda a fortalecer sua imunidade e manter a saúde dos órgãos.
De acordo com a Associação Americana de Pesquisa do Câncer, é importante evitar alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas e açúcar (principalmente a versão refinada).
3- Evitar o consumo de álcool
As bebidas alcoólicas aumentam os níveis de estrogênio no corpo, o que pode estimular a formação dos tumores do câncer de mama. Por isso, uma boa forma de prevenir essa doença é cortar (ou reduzir substancialmente) o consumo do álcool.
Além disso, o álcool traz diversos outros malefícios para a saúde, especialmente para o fígado. Ou seja, eliminar essa substância só vai lhe trazer benefícios!
4- Alcançar e manter um peso corporal saudável ao longo da vida
Mantenha o peso corporal dentro da faixa saudável e evite o ganho de peso na vida adulta. Lembre-se: a combinação de uma dieta rica em nutrientes e a prática constante de atividades físicas vão te ajudar a alcançar esse objetivo!

5- Fazer o check up anualmente
A consulta anual com o mastologista ou ginecologista e a realização dos exames de rastreio são essenciais para a prevenção do câncer de mama. É através dessas consultas que o médico vai avaliar seu histórico familiar, níveis hormonais e outras condições que demandam uma atenção maior.
Por isso, nunca deixe de comparecer ao check up anual: ele pode ser um importante aliado não só para a prevenção do câncer mas também para o diagnóstico precoce.
6- Praticar o autoexame!
O autoexame é um hábito muito importante que todas as mulheres devem adotar, já que ele permite detectar a presença de nódulos antes da chegada da época de realizar a mamografia.
Mas atenção! O autoexame não substitui a mamografia, pois muitas vezes a mulher não consegue palpar nódulos muito pequenos e em estágio inicial. Por isso, nada de pular a mamografia anual só porque não sentiu nada durante o autoexame, combinado?

Sintomas mais comuns do câncer de mama
A adoção das orientações para prevenção do câncer de mama é muito importante para todas as mulheres. No entanto, nem sempre elas são suficientes, já que não existe uma forma certeira para evitar essa doença.
Por isso, além de se prevenir contra o câncer, você deve ficar atenta aos seus principais sintomas. Afinal, o diagnóstico precoce faz com que as chances de cura cheguem a 95%.
Entre os principais sintomas do câncer de mama estão:
- Mamilo invertido;
- “Caroços” nos seios e na axila;
- Inchaços na mama;
- Secreções no mamilo (principalmente aquelas com sangue);
- Pele do seio com aparência de casca de laranja;
Sempre que você notar qualquer um desses sintomas, deve procurar imediatamente seu mastologista de confiança, que irá analisar a condição através da avaliação clínica e de exames específicos.
Mas lembre-se: mantenha a calma nesse momento! Afinal, nem sempre a presença de um sintoma, como um caroço no seio, por exemplo, significa que a mulher está com câncer. Veja aqui quando um nódulo no seio pode ser câncer.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários!
Dra. Mariana Mesquita
CRM-GO: 15202
RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401