Sei que é muito comum receber o resultado de um exame de imagem e ficar confusa com os termos técnicos que aparecem no laudo. Na maioria das vezes vocês vão correndo para o Google em busca de respostas, mas a verdade é que essa busca, muitas vezes, só aumenta a ansiedade.
Antes de mais nada, quero dizer que a melhor coisa a fazer quando você tem dúvida sobre qualquer termo que você encontrar em qualquer laudo é conversar com o seu médico. Ele está ali para esclarecer cada detalhe e cuidar de você com todo o carinho e profissionalismo que merece. Mas, para ajudar a acalmar o coração e trazer um pouco mais de clareza, vou explicar de forma simples o que significa esse tal “nódulo complexo sólido cístico” que você pode ter encontrado em seus exames de imagem.
O que é um nódulo complexo sólido cístico?
Um nódulo complexo sólido cístico é uma alteração que pode aparecer na mama e que é composta por duas partes: uma sólida e outra líquida (cística). Isso significa que, dentro do nódulo, existem áreas preenchidas por tecido sólido e outras preenchidas por líquido. Essa característica “mista” é o que o torna “complexo”.
Sempre gosto de lembrar vocês que a maioria dos nódulos mamários encontrados em exames de imagem e biopsiados não são malignos. No entanto, em muitos casos, como o dos nódulos complexos, é necessário realizar uma investigação mais cuidadosa através da biópsia de mama para garantir que não haja algo mais sério por trás. Gosto de dizer que a biópsia de mama só vai te ajudar: ela vai trazer o alívio de saber que não se trata de um câncer de mama ou vai elevar as chances de cura da doença em até 95%, através do diagnóstico precoce. Portanto, não tenha medo da biópsia de mama quando o seu médico solicitá-la.

A biópsia a vácuo nos casos de nódulo cístico complexo
Sempre digo que a biópsia a vácuo (ou mamotomia) é uma excelente escolha quando precisamos investigar um nódulo complexo. Isso porque através dela é possível retirar uma quantidade maior de tecido com apenas uma inserção, tornando o procedimento mais rápido e mais confortável para a paciente.
Além disso, como a mamotomia é guiada por imagens em tempo real, como ultrassom, mamografia ou até mesmo a Ressonância Magnética, é possível obter uma precisão maior ao direcionar a agulha exatamente para o local do nódulo, reduzindo a necessidade de repetir o exame.
A biópsia de mama por Ressonância Magnética é segura?
Outra grande vantagem da biópsia a vácuo é que ela pode remover o nódulo por completo durante o procedimento caso esse seja o desejo da paciente, principalmente nos casos em que os nódulos estão causando algum tipo de desconforto nas mamas. Gosto sempre de deixar claro que a retirada completa do nódulo não é o objetivo da biópsia. O objetivo de qualquer biópsia é a análise da lesão, não sua retirada. Por isso, se você vai realizar uma mamotomia e deseja a retirada completa do nódulo, converse antes com o médico, afinal, não são todos os profissionais que estão habilitados para isso e existem algumas situações em que isso não é possível.
Como devo me preparar para a mamotomia?
Se você vai realizar uma biópsia a vácuo para investigar um nódulo cístico complexo ou alguma lesão suspeita na mama, vou te explicar quais são as orientações para você seguir antes, durante e após o procedimento!
Cuidados antes da biópsia de mama:
- Não utilize cremes, desodorante ou outros cosméticos antes do procedimento. Eles podem atrapalhar o processo;
- Informe seu médico sobre os medicamentos que você utiliza, pois pode ser necessário suspender algum deles;
- Vá com roupas confortáveis e fáceis de serem removidas;
- Esteja segura e confortável com a realização da biópsia;
- Leve todos os exames de imagem ou laudos de biópsias antigos que você tiver em casa! Eles podem ajudar o médico a realizar um melhor diagnóstico.
Cuidados durante a biópsia de mama:
- Tire todas as suas dúvidas antes de começar.
- Evite ficar se mexendo durante o procedimento, pois o médico precisa colocar a agulha no local exato da lesão;
- Siga as instruções do médico durante todo o tempo;
- Não fique nervosa. Vai dar tudo certo!
Cuidados depois da biópsia de mama:
- Manter o curativo por 24 horas;
- Evitar exercícios físicos intensos por 48 horas;
- Colocar gelo na mama biopsiada no dia do procedimento;
- Usar sutiã ou top de compressão por 48 horas.
Se você é uma pessoa ansiosa, saiba que na Ela Diagnósticos temos uma equipe acolhedora que vai realizar massagens relaxantes e conversar com você durante todo o procedimento! Dessa forma você ficará muito mais tranquila e relaxada.
Além disso, temos uma sala especial para acompanhar a paciente nos primeiros momentos após o procedimento e realizar a compressa de gelo por alguns minutos. Lembrando que todas as mulheres somente são liberadas quando tivermos a certeza de que estão se sentindo bem e seguras para voltar para casa!

Recebi o laudo da minha biópsia. E agora?
Depois que todo o nervosismo de ter que realizar uma biópsia de mama acabou, chegou a hora de receber os resultados! Eu sei que sua curiosidade é muito grande, mas a melhor orientação a ser seguida neste momento é esperar a consulta com o mastologista para abrir o resultado.
Afinal, existem muitos termos técnicos que podem parecer algo que não são e você pode ficar nervosa à toa! Mas se a sua curiosidade foi grande, aqui estão alguns termos comuns em biópsias de mama que não indicam o câncer de mama mas que devem ser acompanhados.
Principais termos no laudo da biópsia de mama e seus significados!
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde, me acompanhe nas redes sociais!
Dra. Mariana Mesquita
CRM-GO: 15202
RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401
Instagram: @dramarianamesquita
* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!