Eu recebo muitas perguntas em minhas redes sociais de pessoas que precisam realizar uma Ressonância Magnética mas estão com medo. Geralmente existem duas razões para esse medo: ou essa pessoa nunca fez uma Ressonância e escutou pessoas falando que é um procedimento horrível, ou então essa pessoa teve uma experiência desagradável com esse exame e ficou traumatizada.
A Ressonância é um exame muito tranquilo e não invasivo, ou seja, não é preciso ter medo. Mas eu sei que a ideia de entrar em um tubo pode parecer assustadora para muitas pessoas, por isso, sempre que tenho a oportunidade, gosto de tranquilizar meus seguidores e leitores, orientando o máximo possível sobre o exame.
Hoje eu resolvi descrever para vocês como é o passo a passo de uma Ressonância Magnética realizada aqui na Ela Diagnósticos e tirar as principais dúvidas que eu recebo.
Orientações iniciais para o dia da sua Ressonância
No dia que você ligar para agendar o seu exame, uma de nossas atendentes irá te passar diversas orientações que vão depender do seu caso específico e da área do seu exame. Em algumas situações, como no caso de mulheres que vão realizar a Ressonância para identificar focos de endometriose, é necessário realizar um preparo com o uso de laxantes e supositório no dia anterior.
Mas fique tranquilo! Você vai receber todas as informações do seu exame por escrito e poderá tirar todas as suas dúvidas.
Ao chegar aqui na Ela no dia do exame, nossa equipe médica irá orientá-lo sobre como será a Ressonância no seu caso específico. Afinal, existem muitas peculiaridades dependendo da área do seu exame e do que o seu médico solicitou. Nesse momento você pode tirar todas as dúvidas que ainda possui. Não tenha vergonha, o ideal é que você faça o exame com o coração tranquilo.

Posicionamento na máquina
Na Ela Diagnósticos nós adotamos alguns procedimentos especiais para a realização de qualquer procedimento na máquina da Ressonância.
Todos os pacientes são posicionados de forma bastante confortável e, sempre que possível, a cabeça fica do lado de fora da máquina, dependendo da área de realização do exame. Nós adotamos essa medida para ajudar as pessoas que possuem claustrofobia ou qualquer tipo de nervoso ou sensação ruim de estar dentro de um lugar fechado.
Além disso, nossos pacientes recebem fones de ouvido e podem escolher a sua playlist favorita para ouvir durante o procedimento. Isso ajuda a deixá-los confortáveis e felizes e evita que eles escutem os barulhos que a máquina da Ressonância produz.
Outra medida maravilhosa que adotamos aqui na Ela é nosso céu com flores de cerejeira, que transmite a sensação de que o paciente está em um local aberto e aconchegante!
Comunicação com a equipe
Durante todo o procedimento nossos pacientes têm comunicação total com a equipe médica. Assim, qualquer dúvida ou desconforto que surgir poderão ser resolvidos rapidamente.
O tempo de duração da Ressonância vai variar de acordo com a área do seu exame e os pedidos que o seu médico fez. No entanto, posso dizer que na maioria das vezes o exame não ultrapassa 20 minutos.

Ressonância Magnética e o uso de contraste
O contraste é uma substância que usamos para melhorar as imagens feitas durante um exame. Normalmente, ele é injetado na veia do paciente e ajuda a destacar certas áreas do corpo nas imagens, permitindo identificar detalhes que poderiam passar despercebidos caso o exame tivesse sido realizado sem o contraste.
O tipo mais comum de contraste usado na Ressonância Magnética é feito de gadolínio, um elemento seguro e eficaz que funciona alterando temporariamente o campo magnético no corpo, melhorando a nitidez das imagens. Isso é muito importante para que o seu médico consiga ter uma leitura mais nítida do exame e possa identificar inflamações ou até mesmo tumores.
Apesar de parecer estranho permitir o uso de uma substância que você não conhece bem, quero ressaltar que o contraste pode fazer total diferença em sua vida! Ao longo dos meus anos na medicina, já presenciei casos em que determinadas lesões somente foram identificadas com o uso do contraste na Ressonância.
Na Ela Diagnósticos todos os pacientes passam por uma entrevista inicial com um especialista para que todos os riscos sejam avaliados em conjunto. Dessa forma, a equipe médica e o paciente podem ficar bastante seguros ao longo do procedimento.
As chances de reação do contraste são baixíssimas, mas vou te falar quais são:
- Coceiras
- Dor de cabeça leve
- Vermelhidão na pele
- Sensação de calor pelo corpo.
Nos raros casos em que há alguma reação, além de ser leve, ela costuma ocorrer nos primeiros 5 minutos após o contato com a substância. Ou seja, o paciente ainda vai estar na clínica e poderá receber qualquer tipo de assistência necessária. Não há por que se preocupar!
Cuidados após a Ressonância Magnética
Como eu disse no início do texto, a Ressonância Magnética não é um exame invasivo, ou seja, não requer nenhum tipo de repouso após o exame. Existem alguns casos, entretanto, que o paciente precisa fazer uso de laxantes antes do exame e, nesse caso, é recomendável que ele passe o restante do dia em casa para seu próprio conforto.
Espero que esse passo a passo tenha te deixado mais tranquilo com relação à Ressonância! Mas se ainda ficou qualquer dúvida sobre o assunto, pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos de saúde, me acompanhe nas redes sociais!
Dra. Mariana Mesquita
CRM-GO: 15202
RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401
Instagram: @dramarianamesquita
* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!