O exame de ressonância magnética (RM) permite gerar imagens de alta resolução do corpo humano, sem o uso de radiação. Estas imagens permitem ao Médico Radiologista distinguir entre aquilo que é normal e o que é patológico (doença).
A ressonância magnética das mamas é utilizada principalmente em mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama para determinar, com mais precisão, o tamanho do tumor e a existência (ou não) de outros tumores na mama.
A ressonância magnética mamária pode ser recomendada junto com a mamografia anual para diagnóstico do câncer de mama em mulheres com alto risco da doença.
Ela não é indicada como um exame de rastreamento de forma isolada, porque pode perder alguns tipos de câncer que poderiam ser diagnosticados através da mamografia.
Para a realização do exame, a paciente permanece deitada de barriga para baixo sobre uma mesa, onde o técnico poderá colocar cintos e almofadas que tragam maior conforto.
A mesa desliza dentro de um cilindro longo e estreito, de modo que a área do corpo a ser examinada fica no meio do cilindro para aquisição das imagens.
A Ressonância Magnética também pode ser indicada como método de condução para realização da biópsia a vácuo (mamotomia).
O grande diferencial da sala de Ressonância Magnética da Ela diagnósticos é que ela foi planejada seguindo a nossa filosofia de acolhimento à paciente, buscando sempre oferecer o máximo conforto, aliado à tecnologia de última geração.
Para tanto, nessa sala foram instaladas placas que simulam um teto de vidro, onde é possível observar uma imagem de céu azul e flores de cerejeiras.
Além disso, a paciente também recebe fones de ouvido para que possa escutar suas músicas preferidas durante toda realização do exame, diminuindo o desconforto que muitas mulheres sentem ao realizá-lo.