Sempre que eu falo sobre câncer de mama, mamografia ou biópsias de mama me perguntam: “Dra, é possível prevenir o câncer de mama?” A resposta rápida e natural para essa pergunta, infelizmente, é não.
Costumo dizer que o câncer de mama, assim como os demais tipos de câncer, é uma doença democrática: ele não escolhe as características pessoais de nenhuma mulher, pode acontecer com todas! No entanto, existem alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama e outros que podem ajudar a diminuir essa chance!
Por isso, preparei esse texto para ajudar todas as mulheres a manter um estilo de vida saudável e tentar manter o câncer de mama o mais longe possível! Navegue por categoria:
Afinal, o que é o câncer de mama?
Muitas mulheres sabem que o câncer de mama é uma doença perigosa mas não entendem completamente como ele surge e quais os seus efeitos no organismo. Vou tentar te explicar de uma forma simples e didática:
Quando tudo está bem, as células do nosso tecido mamário possuem uma rotina de funcionamento padrão: elas crescem e se multiplicam de forma ordenada e específica, atendendo às necessidades do organismo.
O grande problema começa quando algumas células passam a se comportar de forma atípica, multiplicando-se descontroladamente e formando o que chamamos de tecidos cancerígenos (um emaranhado de células atípicas) nas mamas. A formação desse tecido passa a prejudicar a vitalidade e o funcionamento mamário.
A situação se agrava ainda nos casos em que essas células “doidas” começam a invadir outros órgãos do corpo, além das mamas. Essa invasão recebe o nome de metástase, que é o momento em que dizemos que o câncer começa a se espalhar.
Com isso, cada órgão invadido passa a ter o seu funcionamento comprometido em decorrência da presença dos tecidos cancerígenos, o que pode levar a diversas consequências.

Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?
Infelizmente não é possível determinar previamente qual mulher terá câncer de mama baseado em suas características. Mas existem alguns fatores, genéticos ou não, que podem ser um indicativo de uma chance maior para o desenvolvimento da doença. Entre os principais fatores estão:
- Menarca precoce (quando a mulher teve a sua primeira menstruação antes dos 12 anos);
- Menopausa tardia (após os 55 anos);
- Histórico de câncer de mama na família;
- Mutação dos genes BRCA1 e BRCA2;
- Alimentação pobre em nutrientes e rica em ultraprocessados;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Sedentarismo e sobrepeso.
Alguns desses fatores não podem ser modificados, como é o caso da predisposição genética. Mas se esse é o seu caso, fique calma! Apenas de 5% a 10% dos casos de câncer de mama ocorrem em decorrência de fatores hereditários. Ou seja, a maioria dos casos da doença está relacionada a hábitos e estilo de vida, que são fatores que você pode controlar!
E lembre-se! Os fatores de risco são apenas um sinal de alerta para redobrar os cuidados com a sua saúde! Ter um ou mais desses fatores não significa que você está destinada ao desenvolvimento de câncer de mama, está bem?

Como prevenir o câncer de mama?
Agora que você já entendeu o que é o câncer de mama, qual o seu perigo e quais são os fatores de risco para ficar em alerta, está na hora de conhecer o que você pode fazer hoje para deixar essa doença o mais longe possível! Separei alguns hábitos muito importantes de prevenção ao câncer de mama. Vamos lá!
1- Praticar atividades físicas regularmente
Quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu estou sempre lembrando da importância das atividades físicas para a prevenção do câncer de mama. Essa minha insistência para que vocês pratiquem exercícios físicos tem uma razão: de acordo com um estudo da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa. Ainda de acordo com o estudo, superar os 300 minutos é ainda melhor! Depois dessa informação não tem como continuar parada dentro de casa!
2- Ter uma alimentação balanceada
Esse é um hábito que muitas mulheres consideram difícil de alcançar. Mas vale a pena! Ter uma alimentação saudável evita a obesidade, um dos principais fatores de risco para o câncer de mama. Isso porque a obesidade pode favorecer a ocorrência de neoplasias, em especial, os tumores de mama. Além disso, a alimentação rica em nutrientes ajuda a fortalecer sua imunidade e manter a saúde dos órgãos.
De acordo com a Associação Americana de Pesquisa do Câncer, é importante evitar alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas e açúcar (principalmente a versão refinada).

3- Evitar o consumo de álcool
Dra, então a cervejinha no final de semana está proibida? Se você faz muita questão dela, não. Mas é importante ter consciência de que álcool e limite devem andar sempre juntos. As bebidas alcoólicas aumentam os níveis de estrogênio no corpo, o que pode estimular a formação dos tumores do câncer de mama.
Além disso, o álcool traz diversos outros malefícios para a saúde, especialmente para o fígado. Ou seja, reduzir ao máximo o consumo dessa substância só vai lhe trazer benefícios!
4- Alcançar e manter um peso corporal saudável ao longo da vida
Esse hábito pode até ser considerado como uma consequência dos demais! A combinação de uma dieta rica em nutrientes e a prática constante de atividades físicas vão te ajudar a alcançar esse objetivo!
5- Fazer o check up anualmente
Esse hábito é de extrema importância para porque, embora ela não possa prevenir o câncer de mama, ele é capaz de proporcionar o diagnóstico precoce nos casos em que não foi possível evitar a doença. É através dessas consultas que o médico vai avaliar seu histórico familiar, níveis hormonais e outras condições que demandam uma atenção maior.
6- Praticar o autoconhecimento das mamas!
O autoconhecimento das mamas é um hábito muito importante para te ajudar a conhecer o normal de suas mamas! Assim, qualquer situação atípica em suas mamas não passará despercebida por você!
Como eu disse no início do texto, evitar totalmente o câncer de mama não é possível! Mas se existem alguns hábitos que podem aumentar suas chances de não desenvolver a doença, por que não tentar?
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde, me acompanhe nas redes sociais!
Dra. Mariana Mesquita
CRM-GO: 15202
RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401
Instagram: @dramarianamesquita
* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!