Se você realizou uma biópsia de mama há pouco tempo e o resultado foi “nódulo de natureza benigna”, tenho certeza de que você sentiu um alívio muito grande! Afinal, o maior medo das mulheres quando o médico solicita uma biópsia é a possibilidade de estarem com câncer.
No entanto, mesmo após o resultado indicar que o nódulo na mama é benigno, surge uma dúvida: “e agora? Posso ficar tranquila e esquecer esse nódulo?” Nesse post vou te explicar se o nódulo benigno pode virar maligno, qual o principal tipo de nódulo benigno e se você pode ficar tranquila com o resultado da biópsia! Navegue por categoria:
- O que é o fibroadenoma?
- Um nódulo benigno pode virar maligno?
- Qual a diferença entre nódulos e cistos?
- A importância do check up anual
O que é o fibroadenoma?
Quando o resultado de uma biópsia mamária é benigno, há grandes chances de que a lesão em questão se trate de um fibroadenoma.
O fibroadenoma é um tipo de tumor benigno que se desenvolve nas glândulas mamárias, composto por tecido glandular e tecido conjuntivo fibroso. Esse tipo de nódulo se assemelha bastante a uma pequena cartilagem, como a que possuímos em nossa orelha, e é muito comum, principalmente em mulheres jovens.
Na maior parte dos casos, os fibroadenomas são indolores, mas podem causar sensibilidade quando crescem o suficiente e passam a pressionar os tecidos ao redor. Para algumas pacientes é necessário retirar o nódulo completamente para aliviar o desconforto.
O diagnóstico do fibroadenoma geralmente é feito através de exames de imagem periódicos, como o ultrassom e a mamografia. Caso o médico ache necessário, poderá solicitar exames complementares.
Entenda a diferença entre o ultrassom e a mamografia.
Na maioria das vezes, não é necessário retirar o fibroadenoma através de cirurgia, já que a presença dessas estruturas nas mamas não costumam alterar a qualidade de vida da mulher. No entanto, em alguns casos, de acordo com a idade da mulher e as características do nódulo, o médico pode indicar a sua retirada.

Um nódulo benigno pode virar maligno?
De uma forma resumida, um nódulo benigno não se torna maligno e nem vira câncer. Ou seja, ainda que o nódulo benigno possa sofrer alterações de tamanho e forma ao longo de certo período, especialmente devido a mudanças hormonais, sua composição celular não se altera.
Existem casos em que a mulher apresenta lesões pré-neoplásicas, ou seja, com alto potencial de se tornarem malignas. Nesses casos, é fundamental ter um acompanhamento com o mastologista e realizar os exames de imagem regularmente para identificar qualquer alteração ou mudança do caso clínico.
Além do acompanhamento regular com o mastologista, existem alguns sinais que devem servir sempre de alerta, principalmente se você possuir um nódulo nos seios. Alguns desses sinais são:
- Pele da mama com aparência de casca de laranja;
- Secreção no mamilo (principalmente se houver sangue);
- Textura irregular do nódulo;
- Inchaço na mama;
- Inversão do mamilo.
A qualquer um desses sinais, é importante buscar o médico, mesmo que o seu nódulo tenha sido classificado como benigno.

Qual a diferença entre nódulos e cistos?
Outra consideração importante com relação às estruturas mamárias benignas é entender a diferença entre um nódulo e um cisto. Afinal, a possibilidade ou não de um tumor vir a ser maligno também depende dessa diferenciação.
A principal diferença entre elas é que o nódulo é composto por células que se dividem, o que faz com que seu aspecto seja sólido e muitas vezes podem vir acompanhados de alterações externas como mudanças na pele. Por outro lado, o cisto se assemelha a uma pequena bexiga de água.
Para saber se determinada estrutura se trata de um cisto ou nódulo, é necessário realizar os exames de imagem. Além disso, o seu médico também pode recomendar uma biópsia para confirmar o diagnóstico e determinar sua natureza. Saiba tudo sobre a biópsia de mama e quando ela é necessária.
O mais importante é que o cisto simples possui sempre aspecto benigno e nunca poderá evoluir para uma lesão maligna. Ou seja, ainda que também seja interessante realizar um acompanhamento regular, não existem chances de que essa estrutura se torne um câncer.

A importância do check up anual
Muitas vezes é impossível encontrar um nódulo através do autoexame de toque. Por isso, é fundamental que todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade iniciem o check-up anual através da mamografia. Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são muito maiores, podendo chegar a 95%. Não existe razão melhor para se cuidar!
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde, me acompanhe nas redes sociais!
Dra. Mariana Mesquita
CRM-GO: 15202
RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401
Instagram: @dramarianamesquita
* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!