Um dos assuntos mais buscados na internet sobre o câncer de mama é quais são os principais sintomas dessa doença. Sempre que vejo essas perguntas ou até mesmo quando uma paciente me questiona sobre isso em meu consultório, fico muito relutante em citar quais são esses sintomas.
Isso porque a verdade é que na grande maioria dos casos, o câncer de mama não apresenta nenhum sintoma visível ou palpável em sua fase inicial. Por isso, a forma mais segura de identificar a doença é através do exame de mamografia, que deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade ou mais cedo, caso haja indicação médica para isso.
No entanto, acho importante deixar claro que existem sim alguns sintomas que podem estar associados à doença. Mas lembre-se: saber quais são esses sintomas deve servir apenas como um alerta extra para que você fique atenta caso apresente algum deles! Você não deve jamais esperar o surgimento de um sintoma para iniciar o rastreamento através da mamografia ou realizar sua consulta de rotina, combinado? Até porque os sintomas do câncer de mama geralmente aparecem em casos mais avançados da doença, o que prejudica as chances de sucesso no tratamento.
Então vamos aos principais sintomas do câncer de mama!
1- Formação de nódulo ou caroço no seio
Esse é talvez o sinal mais comum do câncer de mama. Lembrando que nas fases iniciais da doença o nódulo é tão pequenininho que é quase impossível identificá-lo sem o auxílio dos exames de imagem. Entenda a diferença entre a mamografia e o ultrassom de mamas.

2- Mudanças na forma ou tamanho dos seios
Entre as mudanças mais comuns de serem observadas é a assimetria desproporcional e repentina entre os seios, inchaço anormal ou até mesmo a mudança de direção do bico do seio.
3- Alterações na pele da mama
A pele da mama afetada pode ficar avermelhada, enrugada ou parecer com casca de laranja. Às vezes, também pode apresentar ulceração ou descamação.
4- Retração do mamilo
Durante o desenvolvimento do câncer de mama o mamilo pode ficar invertido ou virado para dentro, fora de sua posição habitual.
5- Secreção anormal
A secreção de um fluido sanguinolento ou com aspecto aquoso do mamilo também pode ocorrer durante o desenvolvimento da doença.
6- Dor na mama ou mamilo
Apesar de a dor na mama ser comum em diversas situações, como durante o período menstrual, quando essa dor se torna persistente, é importante realizar uma consulta para investigá-la.

7- Nódulos linfáticos inchados na axila
Como as mamas estão bem próximas da axila, é comum o surgimento de inchaços ou nódulos nessa região, que também são descobertos através dos exames de imagem.
É possível prevenir o câncer de mama?
Sim! O impossível é ter 100% de certeza de que a doença não vai aparecer, mas existem hábitos muito importantes de prevenção ao câncer de mama. Vamos lá!
Praticar atividades físicas regularmente
De acordo com um estudo da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa. Ainda de acordo com o estudo, superar os 300 minutos é ainda melhor! É por isso que eu estou sempre incentivando minhas seguidoras para que comecem a praticar alguma atividade física, seja ela qual for!

Ter uma alimentação balanceada
Uma alimentação saudável evita a obesidade, um dos principais fatores de risco para o câncer de mama, já que ela favorece a ocorrência de neoplasias, em especial, os tumores de mama. Além disso, a alimentação rica em nutrientes ajuda a fortalecer sua imunidade e manter a saúde dos órgãos.
De acordo com a Associação Americana de Pesquisa do Câncer, é importante evitar alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas e açúcar (principalmente a versão refinada).
Evitar o consumo de álcool
As bebidas alcoólicas aumentam os níveis de estrogênio no corpo, o que pode estimular a formação dos tumores do câncer de mama.
Além disso, o álcool traz diversos outros malefícios para a saúde, especialmente para o fígado. Ou seja, reduzir ao máximo o consumo dessa substância só vai lhe trazer benefícios!
Alcançar e manter um peso corporal saudável ao longo da vida
Esse hábito nada mais é do que uma consequência dos demais! A combinação de uma dieta rica em nutrientes e a prática constante de atividades físicas vão te ajudar a alcançar esse objetivo!
Fazer o check up anualmente
Como eu disse no início do texto, esse hábito é de extrema importância! Embora o check up com o mastologista não se trate de uma forma de prevenção contra o câncer de mama, ele é a chave para o sucesso do eventual tratamento, já que permite seu diagnóstico precoce.
Durante os check up’s anuais, é realizada uma avaliação do histórico familiar, níveis hormonais e outras condições que demandam uma atenção maior. Além disso, é nessa consulta que o mastologista irá solicitar a mamografia ou o ultrassom das mamas, dependendo da sua idade.

Praticar o autoconhecimento das mamas!
O autoconhecimento das mamas é um hábito muito importante para te ajudar a conhecer o normal de suas mamas! Assim, qualquer situação atípica não passará despercebida por você! Mas lembre-se: ele nunca irá substituir a mamografia!
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde, me acompanhe nas redes sociais!
Dra. Mariana Mesquita, CRM-GO: 15202, RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401
Instagram: @dramarianamesquita
* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!