Tem um caroço no meu seio. E agora?

Conteúdos do Post

“E agora, estou com câncer?”

Muitas mulheres costumam ficar bastante preocupadas ao encontrarem os chamados “caroços” nos seios durante o autoexame e não sabem o que fazer em seguida. A dúvida e o medo são comuns nesse momento, mas é preciso ter calma e entender que nem todo nódulo indica a presença do câncer de mama.

Nesse post vou mostrar para vocês as principais causas de nódulos nas mamas, quando esse aparecimento é preocupante e como proceder nessa situação! Navegue por categoria:

Afinal, o que é o nódulo?

Nódulo na mama é sempre câncer?

Quais os sinais de que preciso procurar o médico?

Qual o tratamento para o caroço no seio?

A importância do check-up anual!

/*! elementor – v3.9.0 – 06-12-2022 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=”.svg”]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}

Afinal, o que é o nódulo?

Para saber o que fazer no caso de um nódulo no seio, ou até mesmo o que ele pode significar, é preciso entender qual a diferença entre o nódulo e o cisto.

A maior diferença entre o nódulo e cisto é que o primeiro é composto por células que vão se dividindo, o que o deixa sólido. Já o cisto se assemelha a uma pequena bexiga de água. Como as duas estruturas possuem aspecto semelhante, durante a mamografia é praticamente impossível distinguí-las. Nesse caso, é necessário realizar o exame de ultrassom ou a biópsia.

Em muitos casos, os nódulos podem ser detectados simplesmente através do toque, pela própria mulher, o que facilita bastante na sua investigação e tratamento. No entanto, nem sempre o nódulo é palpável, principalmente quando está no estágio inicial e, nesses casos, somente pode ser identificado através de exames específicos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, os nódulos podem ser doloridos e vir acompanhados de outros sinais, como alterações na pele, ou não. Não existe um padrão único no que diz respeito ao surgimento dessas massas.


Nódulo nas mamas é sempre câncer?

Não, não mesmo! Essa é uma das crenças equivocadas que muitas mulheres têm, ou seja, acreditar que o nódulo no seio sempre significa que a mulher está com câncer de mama. 

A verdade é que existem diversas razões para o aparecimento desse caroço nas mamas. Entretanto, antes de listar as principais, é importante destacar que durante o autoexame a paciente não consegue identificar a causa do surgimento de um caroço em sua mama, apenas que ele está ali. Por isso, é de extrema importância buscar o médico mastologista o mais rápido possível após notar o caroço nos seios para iniciar uma investigação e o tratamento, caso necessário.

Entre as principais causa do aparecimento de um nódulo temos:

Alteração hormonal 

As alterações dos hormônios durante a gravidez, menstruação ou menopausa podem levar à  formação de nódulos. Isso acontece porque nesses períodos pode haver um aumento na produção de estrogênio e progesterona, hormônios que estimulam o tecido mamário.

Infecção mamária

Não é uma condição muito comum, mas pode ocorrer algumas semanas após o parto, durante o período em que a mulher está amamentando. Quando a infecção acontece, podem surgir os nódulos na mama.

Lesão anterior

Nos casos em que a mulher passou por algum tipo de lesão na mama, pode ocorrer o que chamamos de fibrose cicatricial, ou seja, o caroço se forma em decorrência da cicatriz.

Galactocele

Ocorre quando algum ducto de leite é bloqueado, levando à formação de um cisto. Em geral, essa situação aparece cerca de 6 a 10 meses após o término do período de amamentação.

Câncer de mama

O surgimento de um nódulo também pode ser um sinal do câncer de mama. Esse câncer ocorre devido a uma multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Daí a importância do diagnóstico precoce e do início do tratamento o quanto antes!


Quais os sinais de que preciso procurar o médico?

O aparecimento de um nódulo no seio é sempre um sinal de que é necessário procurar o médico. Afinal, é preciso uma investigação clínica para identificar a causa desse “caroço”. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar um possível câncer de mama, além do nódulo. Alguns desses sinais são:

  • Nódulo estático, preso à pele;
  • Pele da mama com aparência de casca de laranja;
  • Secreção no mamilo (principalmente se houver sangue);
  • Textura irregular do nódulo;
  • Inchaço na mama;
  • Inversão do mamilo.

A qualquer um desses sinais, é importante buscar o médico, mesmo que não tenha havido o aparecimento do nódulo. Muitas vezes o câncer de mama pode apresentar apenas um sinal ou até mesmo ser silencioso. E, por essa razão, o exame anual de rastreio, ou seja, a mamografia, é tão importante!

Qual o tratamento para o caroço no seio?

O tratamento para o caroço no seio vai depender do diagnóstico e avaliação do médico. Durante a consulta, ele vai questionar acerca do histórico e rotina de vida da mulher, por exemplo: há quanto tempo notou o aparecimento do caroço, se está ou passou por período de amamentação, se o nódulo desapareceu e reapareceu diversas vezes, entre outras questões.

Além de colher essas informações, o médico vai realizar um exame de toque e solicitar exames complementares para enfim realizar o diagnóstico. Entre os exames mais comuns temos a mamografia, a ultrassonografia e a biópsia, cada um deles com uma indicação clínica específica.

Nos casos em que há suspeita de câncer de mama, somente após a biópsia o médico vai poder definir o melhor tratamento para cada caso, sendo os mais comuns: a remoção do nódulo (através de cirurgia ou da própria biópsia), a radioterapia e a quimioterapia.


A importância do check up anual 

Muitas vezes é impossível encontrar um nódulo através do autoexame de toque. Por isso, é fundamental que todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade iniciem o check-up anual através da mamografia. Afinal, quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são muito maiores, podendo chegar a 95%. Quer motivo melhor que esse para não deixar de se cuidar?

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários!

Dra. Mariana Mesquita

CRM-GO: 15202

RQE: 10182

Contato: (62)99230-2401

 

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Leia também...

Me acompanhe

Gostaria de entender mais sobre biópsias de mama?

Acompanhe a Dra. Mariana Mesquita no Instagram e receba conteúdos informativos diários sobre biópsias de mama

Posts Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.