Tudo que você precisa saber sobre a mamografia

Conteúdos do Post

Hoje é o Dia Nacional da Mamografia, e eu não poderia deixar de passar por aqui para esclarecer as principais dúvidas sobre esse exame tão importante. Aliás, você já reparou que essa data vem logo depois do Dia Mundial do Câncer? Isso não é coincidência! A mamografia é o exame padrão-ouro para a detecção precoce do câncer de mama, e quanto mais cedo identificamos qualquer alteração, maiores são as chances de um tratamento eficaz.

Sei que muitas mulheres ainda têm receios sobre a mamografia, seja pelo medo do desconforto, pela ansiedade do resultado ou até por acreditarem que, se não sentem nada, não precisam fazer. Mas a verdade é que esse exame salva vidas todos os dias! Então, se você tem dúvidas, se sente insegura ou ainda não colocou sua mamografia na agenda, este texto é para você! 

O que é a mamografia?

A mamografia é um exame de imagem realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar diversas estruturas no órgão. Essa compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja espalhado e eventuais nódulos, lesões e microcalcificações sejam reveladas na imagem. 

Quando a mamografia é realizada para prevenção, é chamada de mamografia de rastreamento e é capaz de detectar precocemente lesões mamárias, antes mesmo que a mulher ou o mastologista possam notá-las. 

Por outro lado, quando a mamografia é feita para analisar alguma alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores, é chamada de mamografia diagnóstica. Nesse caso, podem ser solicitadas imagens em ângulos diferentes dos habituais, de acordo com a localização da lesão ou alteração suspeita.

É muito importante realizar a mamografia todos os anos, independentemente de estar sentindo algum sintoma. Afinal, muitas vezes o câncer de mama não apresenta nenhum sinal nos estágios iniciais.

Como é feita a mamografia na Ela Diagnósticos?

Aqui na Ela Diagnósticos todas as mamografias são realizadas em um espaço muito especial, a Sala Rosa. Todo o espaço foi projetado para garantir um momento de tranquilidade e conforto durante a realização do exame. Para isso, adotamos a chamada mamografia sensorial. 

Para quem nunca ouviu falar nesse termo, vou explicar direitinho como funciona! A mamografia sensorial é basicamente o exame tradicional da mamografia em um ambiente com sensações que estimulam a tranquilidade e afastam a ansiedade e o medo.

Durante o exame, as luzes da Sala Rosa abaixam e atingem uma iluminação ideal. Além disso, são tocadas músicas ambientes acolhedoras. Na televisão, a mulher assiste imagens calmas e vídeos tranquilizantes de paisagens e natureza durante todo o procedimento. Todos esses estímulos, em conjunto, são capazes de trazer para a mulher uma experiência muito mais agradável e bem menos estressante.

Além da experiência com o ambiente, outro fator se torna imprescindível para tornar este momento o mais tranquilo possível: a tecnologia self-compression da mamografia. Com esse recurso, você mesma vai controlando a pressão do aparelho sobre as mamas, evitando qualquer susto ou medo da dor. Afinal, você sabe o quanto e quando sua mama vai ser pressionada.

Por que devo fazer a mamografia todos os anos?

Existem diversas razões para que você realize a mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos de idade. Aqui estão as principais:

  • É o exame padrão ouro para o rastreio do câncer de mama. Ainda que existam outros exames de imagem confiáveis, como o ultrassom, a mamografia é o mais confiável para identificar uma lesão suspeita nas mamas ainda em seu estágio inicial ou até mesmo quando ela está bem profunda, muito próxima ao músculo. Por isso, nenhum outro exame é capaz de substituí-la para o rastreio anual do câncer de mama. Confira aqui quais as diferenças entre a mamografia e o ultrassom das mamas.
  • O câncer de mama pode ser silencioso! Muitas mulheres somente apresentam os primeiros sinais da doença no seu estágio final, momento em que as chances de cura são muito pequenas e improváveis. Confira aqui os principais sintomas do câncer de mama.
  • O diagnóstico precoce do câncer de mama faz com que as chances de cura cheguem a 95% e com que o tratamento seja menos agressivo do que se fosse realizado no estágio avançado da doença. Um motivo muito bom, certo?

Por isso, nada de pular o rastreamento anual e deixar a sua saúde de lado! E lembre-se: o autoexame é importante e deve ser realizado ao longo do ano. No entanto, esta prática jamais substituirá a mamografia! 

Conheça mais sobre a mamografia e a grande importância desse exame para a sua saúde!

Quem deve realizar a mamografia?

Como a mamografia é um exame de detecção para o câncer de mama, é importante se atentar ao principal fator de risco dessa doença: a idade. Na verdade, podemos dizer que o maior fator de risco para o câncer de mama é ser mulher, mas depois disso, a idade passa a ser um fator importante a ser considerado. Portanto, todas as mulheres com 40 anos ou mais devem realizar a mamografia de rastreio e consultar com o médico mastologista todos os anos, sem falta.

No entanto, mulheres com alto risco para desenvolvimento de câncer de mama, com base em fatores específicos tais quais histórico familiar e/ou mutação dos genes BRCA1 e BRCA2 devem realizar o rastreio a partir dos 30 anos. Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama temos:

  • Menarca precoce (quando a mulher teve a sua primeira menstruação antes dos 12 anos);
  • Menopausa tardia (após os 55 anos);
  • Histórico de câncer de mama na família;
  • Mutação dos genes BRCA1 e BRCA2;
  • Alimentação pobre em nutrientes e rica em ultraprocessados;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Sedentarismo e sobrepeso.

Veja aqui 6 orientações práticas para se prevenir contra o câncer de mama.

Quais são os preparativos para a mamografia?

A mamografia é um exame simples e rápido, que não exige grande preparação anterior. Isso porque se trata de um exame de imagem computadorizada, ou seja, cuidados alimentares são dispensados. No entanto, para garantir a qualidade dos resultados, algumas orientações devem ser seguidas:

  • Utilizar duas peças de roupa. Como a blusa será retirada no momento do exame, você vai se sentir mais confortável se estiver com outra roupa na parte de baixo.
  • Não utilizar cremes, desodorante ou outros cosméticos no dia do exame. Eles podem atrapalhar as imagens e até mesmo gerar um diagnóstico falho.
  • Marcar o exame preferencialmente uma semana após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Essa atitude é importante para evitar qualquer desconforto.
  • Sempre levar os exames antigos no dia da mamografia! Eles são importantes para que o médico possa comparar a evolução de nódulos e lesões que já existiam à época dos últimos exames.
  • Vá tranquila! Lembre-se: a mamografia é um exame tranquilo, rápido e gera apenas um desconforto suportável. Na Ela Diagnósticos utilizamos a tecnologia self-compression em que você mesma vai controlando a pressão do aparelho sobre as mamas. Não é preciso ficar nervosa nem com medo!

Seguindo esses cuidados e realizando a mamografia todos os anos, você estará cuidando do seu bem mais precioso: a sua saúde! Portanto, nada de deixar para depois nem de ignorar esse importante exame, combinado? A hora de prevenir é agora!  

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde das suas mamas, me acompanhe nas redes sociais!

Dra. Mariana Mesquita

CRM-GO: 15202

RQE: 10182

Contato: (62)99230-2401

Instagram: @dramarianamesquita

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Leia também...

Me acompanhe

Gostaria de entender mais sobre biópsias de mama?

Acompanhe a Dra. Mariana Mesquita no Instagram e receba conteúdos informativos diários sobre biópsias de mama

Posts Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.