Ultrassom ou mamografia: qual o melhor exame para descobrir um câncer de mama

Conteúdos do Post

Em meio à imensa quantidade de exames mamários, sejam eles de imagem ou de biópsia, talvez você possa ficar confusa quando o seu médico solicita algum deles. Essa dúvida é comum, mas pode acabar fazendo com que você não realize o exame solicitado pelo fato de não conhecer a sua real importância.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre qual tipo de exame é o mais indicado, é importante conhecer quais são esses exames e suas diferenças.

Nesse post, vou te apresentar dois importantes exames de imagem, a mamografia e o ultrassom e explicar qual deles é o mais eficiente para descobrir um câncer de mama. Navegue por categoria:

  • Afinal, o que é a mamografia?
  • O que é o ultrassom de mamas e qual a sua importância?
  • Qual exame é melhor para identificar o câncer de mama?
  • Quando a biópsia de mama é necessária?

Afinal, o que é a mamografia?

A mamografia é um exame de imagem que permite a visualização de nódulos, lesões e tumores nas mamas. Esse exame é realizado através de um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens computadorizadas de alta qualidade.

De uma forma geral, o médico mastologista poderá solicitar o exame em duas ocasiões: para realizar um mapeamento de prevenção, ou seja, verificar se existe alguma estrutura estranha nas mamas ou para acompanhar a evolução de alguma lesão suspeita.

A mamografia é muito importante para o rastreamento do câncer de mama uma vez que detecta nódulos ainda muito pequenos, que são imperceptíveis ao toque e não geram qualquer sinal de alerta para a mulher.

Apesar de causar desconforto, por pressionar as mamas, a mamografia não dói. Um dos objetivos da Ela Diagnósticos é acolher e trazer conforto para nossas pacientes durante a realização dos exames. Por isso, para a mamografia, utilizamos a tecnologia self-compression em que você mesma vai controlando a pressão do aparelho sobre as mamas, o que certamente trará mais conforto e tranquilidade durante esse momento!

Saiba mais sobre a mamografia e sua importância!

O que é o ultrassom de mamas e qual a sua importância?

O ultrassom proporciona imagens das estruturas internas das mamas e consegue identificar lesões e cistos, bem como analisar as glândulas das mamas. Ele é realizado através de um aparelho de ultrassonografia, sendo necessário apenas o toque nas mamas e nas axilas, com o auxílio de um gel próprio.

Existem muitas situações em que o mastologista poderá solicitar esse exame para a mulher, como check up para mulheres abaixo dos 40 anos de idade ou acompanhamento de um implante de silicone, por exemplo. O ultrassom também é recomendado para adolescentes que possuem ciclo menstrual desregulado, dores no local ou somente para análise de rotina. 

Como se trata de um exame simples e externo, não são necessários preparativos.

Qual exame é melhor para detectar o câncer de mama?

A mamografia é o exame considerado “padrão ouro” para a detecção precoce do câncer de mama. Isso porque esse exame consegue identificar uma quantidade maior de lesões, que muitas vezes não são detectáveis através das imagens do ultrassom. Isso ocorre principalmente quando as estruturas suspeitas são bastante pequenas ou estão bem próximas ao músculo.

Por isso, recomenda-se que todas as mulheres a partir de 40 anos de idade realizem a mamografia uma vez ao ano, ainda que não existam quaisquer sinais do câncer de mama. Afinal, essa doença muitas vezes pode ser silenciosa.

Por outro lado, o ultrassom também possui um papel muito importante para a saúde das mamas. Esse exame é indicado para:

  • Mulheres com idade inferior a 40 anos; 
  • Mulheres que não podem ser expostas à radiação, como é o caso das gestantes; 
  • Análise complementar de alterações vistas na mamografia.

Como a mamografia preventiva é recomendada a partir dos 40 anos de idade, o ultrassom muitas vezes consegue identificar alguma estrutura suspeita em mulheres mais jovens, fazendo com que elas sejam encaminhadas para a mamografia. Sem o ultrassom, essa situação normalmente não ocorreria para uma mulher na faixa dos 30 anos, por exemplo.

Confira aqui 6 orientações práticas para se prevenir contra o câncer de mama!

Quando a biópsia de mama é necessária?

A biópsia de mama, diferente do ultrassom e da mamografia, é um exame complementar necessário somente nos casos em que forem encontrados nódulos ou lesões suspeitas. Ou seja, será solicitada quando o exame de imagem identificar que alguma estrutura pode ser maligna. Assim, a suspeita de câncer de mama será confirmada ou descartada.

Existem diversos tipos de biópsias de mama, cada uma com uma particularidade e indicação diferente. Entre os tipos mais conhecidos estão a biópsia a vácuo, a core biópsia e a punção aspirativa por agulha fina.

É importante lembrar que somente o mastologista saberá indicar qual o tipo de biópsia mais indicado para o seu caso. Essa decisão será baseada no tipo de lesão suspeita e nas suas preferências pessoais.

A biópsia de mama é um procedimento simples, seguro e indolor! Ao contrário do que muitas mulheres pensam, não é necessário ficar em repouso absoluto após a sua realização, nem mesmo suspender as atividades do dia a dia.

E lembre-se: jamais deixe de realizar a biópsia de mama quando for recomendada pelo seu médico! Afinal, a detecção precoce do câncer de mama faz com que as chances de cura da doença cheguem a 95%.

Confira aqui mais informações sobre a biópsia de mama e as principais diferenças entre os tipos existentes!

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde das suas mamas, me acompanhe nas redes sociais!

Dra. Mariana Mesquita

CRM-GO: 15202

RQE: 10182

Contato: (62)99230-2401

Instagram: @dramarianamesquita

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Leia também...

Me acompanhe

Gostaria de entender mais sobre biópsias de mama?

Acompanhe a Dra. Mariana Mesquita no Instagram e receba conteúdos informativos diários sobre biópsias de mama

Posts Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.