Conheça a Sala Rosa da Ela Diagnósticos

Conteúdos do Post

Se você já realizou a mamografia ao menos uma vez, sabe que esse momento pode gerar muito medo e ansiedade. Afinal, diversos pensamentos passam na cabeça da mulher quando chega para o exame: “Será que vai doer?”, “Vai apertar a minha mama?”, “Será que vou descobrir um câncer de mama agora?”, “E se a médica falar que vou ter que realizar uma biópsia, o que vou fazer?”

Todo esse medo e confusão são normais e acontecem com frequência. Pensando nessa situação e buscando acolher as pacientes, a Ela Diagnósticos resolveu criar uma sala de mamografia sensorial, a famosa Sala Rosa! E para quem ainda não conhece esse espaço, vou contar para vocês como tudo funciona. Navegue por categoria:

Afinal, o que é a Sala Rosa?

A Sala Rosa da Ela Diagnósticos é o lugar onde são realizadas as mamografias de nossas pacientes. Todo o espaço foi projetado para garantir um momento de tranquilidade e conforto durante a realização do exame. Para isso, adotamos a chamada mamografia sensorial. 

Para quem nunca ouviu falar nesse termo, vou explicar direitinho como funciona! A mamografia sensorial é basicamente o exame tradicional da mamografia em um ambiente com sensações que estimulam a tranquilidade e afastam a ansiedade e o medo.

Durante o exame, as luzes da Sala Rosa abaixam e atingem uma iluminação ideal. Além disso, são tocadas músicas ambientes acolhedoras. Na televisão, a mulher assiste imagens calmas e vídeos tranquilizantes de paisagens e natureza durante todo o procedimento. Todos esses estímulos, em conjunto, são capazes de trazer para a mulher uma experiência muito mais agradável e bem menos estressante.

Além da experiência com o ambiente, outro fator se torna imprescindível para tornar este momento o mais tranquilo possível: a tecnologia self-compression da mamografia. Com esse recurso, você mesma vai controlando a pressão do aparelho sobre as mamas, evitando qualquer susto ou medo da dor. Afinal, você sabe o quanto e quando sua mama vai ser pressionada.

Por que devo fazer a mamografia todos os anos?

Existem diversas razões para que você realize a mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos de idade. Aqui estão as principais:

  • É o exame padrão ouro para o rastreio do câncer de mama. Ainda que existam outros exames de imagem confiáveis, como o ultrassom, a mamografia é o mais confiável para identificar uma lesão suspeita nas mamas ainda em seu estágio inicial ou até mesmo quando ela está bem profunda, muito próxima ao músculo. Por isso, nenhum outro exame é capaz de substituí-la para o rastreio anual do câncer de mama. Confira aqui quais as diferenças entre a mamografia e o ultrassom das mamas.
  • O câncer de mama pode ser silencioso! Muitas mulheres somente apresentam os primeiros sinais da doença no seu estágio final, momento em que as chances de cura são muito pequenas e improváveis. Confira aqui os principais sintomas do câncer de mama.
  • O diagnóstico precoce do câncer de mama faz com que as chances de cura cheguem a 95% e com que o tratamento seja menos agressivo do que se fosse realizado no estágio avançado da doença. Um motivo muito bom, certo?

Por isso, nada de pular o rastreio anual e deixar a sua saúde de lado! E lembre-se: o autoexame é importante e deve ser realizado ao longo do ano. No entanto, esta prática jamais substituirá a mamografia! 

Conheça mais sobre a mamografia e a grande importância desse exame para a sua saúde!

Mamografia dói?

Se eu te dissesse que a mamografia é um exame confortável e gostoso de realizar, eu estaria mentindo! A mamografia é um exame que comprime as mamas para alcançar imagens mais profundas do tecido mamário. No entanto, essa compressão não causa dores, apenas um leve desconforto.

De uma forma geral, a mamografia é um exame super tranquilo e simples, que não exige qualquer tipo de preparação, sendo necessário apenas evitar o uso de cosméticos e desodorantes para evitar distorções na imagem. Além disso, também recomendo que você utilize roupas confortáveis e fáceis de retirar, para facilitar o processo do exame.

Na Sala Rosa da Ela Diagnósticos você vai se sentir tranquila e confortável, graças à experiência sensorial que a sala proporciona!

No dia do exame, também é importante levar todos os resultados antigos que você tiver guardado, para ajudar o médico a comparar o crescimento e evolução de nódulos antigos. Todas essas orientações são feitas para que você tenha um momento agradável e livre de preocupações!

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde das suas mamas, me acompanhe nas redes sociais!

Dra. Mariana Mesquita

CRM-GO: 15202

RQE: 10182

Contato: (62)99230-2401

Instagram: @dramarianamesquita

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Leia também...

Me acompanhe

Gostaria de entender mais sobre biópsias de mama?

Acompanhe a Dra. Mariana Mesquita no Instagram e receba conteúdos informativos diários sobre biópsias de mama

Posts Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.