Talvez você já saiba que é importante ir ao mastologista e realizar a mamografia todos os anos, mas muitas mulheres ainda deixam de realizar o exame por não sentirem nenhum sintoma e acharem desnecessário. E é aí que mora um grande perigo!
A mamografia é um importante exame de rastreio do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no mundo. Nesse post vou te contar a grande importância de realizar a mamografia anualmente! Navegue por categoria:
Afinal, o que é a mamografia?
A mamografia é um exame de imagem realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar diversas estruturas no órgão. Essa compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja espalhado e eventuais nódulos, lesões e microcalcificações sejam reveladas na imagem.
Quando a mamografia é realizada para prevenção, é chamada de mamografia de rastreamento e é capaz de detectar precocemente lesões mamárias, antes mesmo que a mulher ou o mastologista possam notá-las.
Por outro lado, quando a mamografia é feita para analisar alguma alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores, é chamada de mamografia diagnóstica. Nesse caso, podem ser solicitadas imagens em ângulos diferentes dos habituais, de acordo com a localização da lesão ou alteração suspeita.
É muito importante realizar a mamografia todos os anos, independentemente de estar sentindo algum sintoma. Afinal, muitas vezes o câncer de mama não apresenta nenhum sinal nos estágios iniciais.

Quem deve realizar a mamografia?
Como a mamografia é um exame de rastreio para o câncer de mama, é importante se atentar ao principal fator de risco dessa doença: a idade. Na verdade, podemos dizer que o maior fator de risco para o câncer de mama é ser mulher, mas depois disso, a idade passa a ser um fator importante a ser considerado. Portanto, todas as mulheres com 40 anos ou mais devem realizar a mamografia de rastreio e consultar com o médico mastologista todos os anos, sem falta.
No entanto, mulheres com alto risco para desenvolvimento de câncer de mama, com base em fatores específicos tais quais histórico familiar e/ou mutação dos genes BRCA1 e BRCA2 devem realizar o rastreio a partir dos 30 anos. Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama temos:
- Menarca precoce (quando a mulher teve a sua primeira menstruação antes dos 12 anos);
- Menopausa tardia (após os 55 anos);
- Histórico de câncer de mama na família;
- Mutação dos genes BRCA1 e BRCA2;
- Alimentação pobre em nutrientes e rica em ultraprocessados;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Sedentarismo e sobrepeso.
Veja aqui 6 orientações práticas para se prevenir contra o câncer de mama.
Por que realizar a mamografia?
Agora que você já sabe o que é a mamografia e a partir de qual momento deve começar a realizar esse exame, vou te contar qual a grande importância dessa atitude! “Afinal, por que devo realizar a mamografia”?
Diagnóstico precoce
Um estudo sueco publicado recentemente na Revista Câncer por Tabar e Cols revelou que mulheres que realizam mamografia anualmente morrem menos do que aquelas que não fazem o exame rotineiramente. Isso ocorre devido ao fato de que o diagnóstico precoce dessa doença faz com que as chances de cura cheguem a 95%.
Ou seja, quanto antes o câncer é descoberto através da mamografia em seu estágio inicial, mais provável é o sucesso do tratamento oncológico. Isso significa que a mamografia não serve apenas para diagnosticar o câncer de mama, mas também para potencializar a chance de cura, já que pode promover um diagnóstico precoce.

Um câncer silencioso e comum
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se cerca de 704 mil novos casos de câncer de mama até o ano de 2025. Apenas no ano de 2022 foram registrados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.
Ainda, um levantamento da American Cancer Society aponta que 1 a cada 8 mulheres que viverem até os 75 anos, terão o diagnóstico da doença.
Além disso, em grande parte dos casos, o câncer de mama não apresenta nenhum sinal aparente nos estágios iniciais. Ou seja, a mulher pode vir a apresentar sintomas somente quando o câncer já estiver bastante evoluído, sem grandes chances de cura.
O autoexame não substitui a mamografia!
Muitas mulheres deixam de realizar a mamografia acreditando que, caso houvesse alguma alteração, sentiriam algo de diferente através do toque nas mamas. No entanto, esse pensamento está equivocado, já que os nódulos pequenos e mais próximos ao músculo não são palpáveis!
Por isso, ainda que o autoexame seja muito importante no período entre as mamografias, ele jamais substituirá o exame tradicional.

Quais são os preparativos para a mamografia?
A mamografia é um exame simples e rápido, que não exige grande preparação anterior. Isso porque se trata de um exame de imagem computadorizada, ou seja, cuidados alimentares são dispensados. No entanto, para garantir a qualidade dos resultados, algumas orientações devem ser seguidas:
- Utilizar duas peças de roupa. Como a blusa será retirada no momento do exame, você vai se sentir mais confortável se estiver com outra roupa na parte de baixo.
- Não utilizar cremes, desodorante ou outros cosméticos no dia do exame. Eles podem atrapalhar as imagens e até mesmo gerar um diagnóstico falho.
- Marcar o exame preferencialmente uma semana após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Essa atitude é importante para evitar qualquer desconforto.
- Sempre levar os exames antigos no dia da mamografia! Eles são importantes para que o médico possa comparar a evolução de nódulos e lesões que já existiam à época dos últimos exames.
- Vá tranquila! Lembre-se: a mamografia é um exame tranquilo, rápido e gera apenas um desconforto suportável. Na Ela Diagnósticos utilizamos a tecnologia self-compression em que você mesma vai controlando a pressão do aparelho sobre as mamas. Não é preciso ficar nervosa nem com medo!

Seguindo esses cuidados e realizando a mamografia todos os anos, você estará cuidando do seu bem mais precioso: a sua saúde! Portanto, nada de deixar para depois nem de ignorar esse importante exame, combinado? A hora de prevenir é agora!
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Pode deixar nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados à saúde das suas mamas, me acompanhe nas redes sociais!
Dra. Mariana Mesquita
CRM-GO: 15202
RQE: 10182
Contato: (62)99230-2401
Instagram: @dramarianamesquita